Para quem chega ao Vale do Uco, na província de Mendoza, e vê ao fundo a colossal Cordilheira, não deixa de se impressionar com a construção moderna da vinícola O’Fournier. Este complexo concebido pelo empreendedor espanhol Jose Manuel Ortega é hoje referencia em vinhos finos de alta qualidade e arquitetura vanguardista.

Em 2000, José Manuel, até então um executivo de bancos de investimento   na Inglaterra e Espanha, adquiriu as primeiras terras no país Andino. A partir de 2004, deixou para trás o mercado financeiro e se dedicou exclusivamente ao mundo do vinho. Hoje, possui também vinícolas no Chile e Espanha, com seus vinhos entre os melhores de cada país.

página 15 - Bodega Sossego e Mendoza 3

O mais recente projeto de José Manuel se chama O’Fournier Wine Partners (www.ofwinepartners.com/), que possibilita um numero limitado de investidores a adquirir 1 ou 3 hectare da propriedade e nesta área plantar uma de seis opções de uvas (tintas Cabernet Franc, Syrah ou Malbec; brancas Chardonnay, Torrontés ou Sauvignon Blanc).

Todo o gerenciamento e manutenção do vinhedo ficam a cargo da vinícola, principalmente pelo fato de a produção ser adquirida (a preço de commodity) pela própria O’Fournier, que desconta despesas de manutenção a partir da primeira safra. Outra possibilidade é o parceiro fazer o seu próprio vinho na vinícola, podendo ser um varietal de sua própria uva ou aproveitar outras uvas para um corte.

página 15 - bodega sossego e mendoza
Escrevo com tanto apreço sobre o Wine Partners porque a Bodega Sossego se orgulha de ser um dos parceiros deste projeto. Escolhemos a uva Syrah e fugimos um pouco do Malbec, já tão massificado na Argentina. Nada contra esta uva, mas a complexidade do Syrah nos aromas frutados, com toques de pimenta e até chocolate, me fascinam. Não é por acaso, que conversando com Jose Manuel, descobri que os melhores vinhos até hoje da O’Fornuier contém na sua maioria o Syrah.

página 15 - Bodega Sossego e Mendoza 1
Ainda faltam alguns anos para este vinho se tornar realidade, mas as primeiras mudas já estão plantadas. Posso dizer que os projetos da Bodega Sossego na Campanha Gaúcha e em Mendonza irão se complementar e a experiência no pais vizinho trará conhecimento para desenvolvermos ainda mais a nossa Bodega no lado de cá.
Cheers, René!
René Ormazabal Moura é sócio direto da Bodega Sossego, administrador de empresas pela PUCRS e mestre em Wine Business Management pelo Royal Agricultural University.