Para se diferenciar de seus similares, produtos e serviços buscam por explorar qualidades específicas. Surgem selos, títulos, rótulos, prêmios e mais outros tantos ícones para legitimar uma identidade exclusiva.

indicacao2

No mundo dos vinhos, em que o terroir é a tônica, existem várias nomenclaturas para identificar as características de determinada garrafa. Você já deve ter ouvido falar em muitas delas e, provavelmente, se confundido algumas vezes também.

Indicação Geográfica é um fator importante que se desdobra em duas categorias. A I.G., como amigavelmente podemos citar, é a identificação de um serviço ou produto como originários de um local específico (região, cidade, país).

Uma forma de classificar a I.G. é através da Indicação de Procedência, que remete ao nome geográfico da cidade, país ou região reconhecido como pólo de extração ou produção de determinado produto. A outra forma chama-se Denominação de Origeme também leva em conta a região, porém vai além, pois detalhes como qualidade, estilo, pessoas, história, características fisiológicas e geográficas são o diferencial deste selo.