A raça

O Braford surgiu nos EUA nos anos 60, fruto de cruzamentos entre a raça britânica Hereford e a zebuína Brahman.

O resultado são animais que aliam a qualidade da carne e a precocidade da genética europeia com a rusticidade do Zebu.

Pampiano: o braford brasileiro

No Brasil, o condomínio que originou a Estância do Sossego foi um dos primeiros a fazer o cruzamento, em 1973, usando sêmen de touros Zebu sobre uma base Polled Hereford. Com o apoio da Embrapa Pecuária Sul e de outros criadores desenvolvendo trabalho semelhante, ajudou a criar o Braford brasileiro, inicialmente conhecido como Pampiano. A consolidação da raça veio em 1983, com o início do controle dos registros, pela hoje denominada Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), e, após, com o reconhecimento pelo Ministério da Agricultura, em 1993.

Produção

Com o passar dos anos, buscamos gradualmente um ecotipo com melhor adaptação as condições de criação dos campos de basalto, visando animais mais produtivos. Como exemplo, de alguns critérios de seleção em fêmeas, as novilhas que apresentam cio mais cedo, concebem primeiro, parem com facilidade e com vantagem adicional, um ano antes das europeias e com boa repetibilidade. Nos machos, os novilhos são ótimos ganhadores de peso e também um ano antes são abatidos, o que melhora a eficiência e rentabilidade da pecuária de corte. Os touros são selecionados por DEP’s (Diferença Esperada na Progênie), através do PROMEBO, nas características de importância econômica incluindo perímetro escrotal e algumas outras tais como: grau de pelechamento e pigmentação, principalmente, dos olhos e testículos. Dentre os esquemas de cruzamento para se obter o Braford de 1ª Geração 3/8, o mais utilizado foi o de usar Nelore sobre vacas ½ sangues, e o produto 3/4 zebuíno novamente acasalados com Polled Hereford. Este esquema foi recomendado pela Embrapa Pecuária Sul, como o de melhor resultado para a formação de raças sintéticas. Também o uso de touros 3/4 sobre vaca Polled Hereford foi utilizado em quantidade limitada. Entre os touros mais utilizados podemos citar o Sepé, o Quebrinha, o Secretário e outros do mesmo nível.

Prêmios

Além de apresentar um ótimo perfil muscular e alto rendimento de cortes comestíveis nosso Braford tem cobertura de gordura e marmorização, garantindo a conservação do sabor e da suculência após o resfriamento. O resultado é um produto com excelente apresentação dos cortes no ponto de venda final.

Qualidade reconhecida

Atualmente, os reprodutores Braford são os mais valorizados nos remates do Rio Grande do Sul, atraindo a atenção de compradores de todo o país. Não é à toa. A raça tem gerado excelentes resultados de campo, produzindo animais com alto aproveitamento de carcaça, com o acabamento desejado pela indústria frigorífica, e aliando a qualidade da carne, a precocidade, a docilidade e a habilidade materna do Hereford à rusticidade, a adaptabilidade e a resistência ao carrapato do gado Zebu. A Sossego está frequentemente entre as cabanas finalistas da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

Nossa Terra
Contato
Onde Comprar

Newsletter